quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Hisória dos Hinos - Que manha maravilhosa


Letra: Georgee Manwaring, 1854-1889
Música: Sylvanys Billings Ponds, 1792-1871
Adaptada por A. C. Smyth, 1840-1909
Referências: Joseph Smith 2:14-20,25
Tiago 1:5

Este hino faz um relato tão completo da primeira visão de Joseph Smith, que mesmo que alguém nunca tenha ouvido ou lido o relato, pode cantá-lo e conhecer os fatos mais essenciais.
É obvio que George Manwaring leu e ficou impressionado com o relato de Joseph Smith 2:14-17. O relato lindo e comovente de Joseph Smith sobre os eventos que culminaram com a Primeira Visão fornece os detalhes visuais que deram origem à letra do hino: “Foi na manhã de um lindo e claro dia, nos primeiros dias da primavera de mil oitocentos e vinte”.
J. Spencer Cornwall disse: “A impressão visual, contudo, aumentou o desejo de George Manwaring de escrever a letra, pois ele escreveu que foi imediatamente inspirado por um quadro intitulado “A Primeira Visão”, executado por um artista chamado C. C. Christensen”.
O título original do hino foi “A Primeira Oração do Profeta”, que identifica mais claramente o tema da letra, do que as palavras “Que manhã maravilhosa”.
Embora A. C. Smith tenha recebido o crédito pela música, escreveu a terceira e quarta linhas apenas. As duas primeiras foram escritas pelo compositor Sylvanus Billings Pond, cuja melodia foi incluída no hinário SUD de 1841.

Nenhum comentário: